Title Image

Blog

Strogonoff de Filé com catupiry e Arroz de Couve Flor com Alho Poró

Harmonização com um Battaglio, Barbera 2015

Essa vai em homenagem a uma grande amiga, @manuela1414, que conheço há mais de 30 anos (desde os áureos tempos de Colégio São Paulo – BH/MG) e que acabou me dando a honra de virar minha paciente. Pergunta dela: “Zé, é sério que posso comer strogonoff e me manter na dieta ? ”. Minha resposta vai com a receita completa. Enjoy ,Manu !

STROGONOFF DE FILÉ (dá para umas 4 pessoas): 600g de filé em cubos, 1 cebola roxa em brunoise, 3 dentes de alho espremidos, 2 latas pequenas de tomate pelado, 1 dose de vodka, 100 ml de creme de leite fresco, 1 pitada de páprica picante, 2 cc de sopa de catupiry, sal, pimenta do reino preta, 1 colher de sobremesa de óleo de coco(pode usar azeite, manteiga – uso óleo de coco para dar uma adocicada no molho), 20 ml de azeite.

Refogue o filé no azeite e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Acrescente os tomates e deixe reduzir. Flambe na vodka. Acrescente  a páprica e o creme de leite. Reduza, passe o mixer para homogeinizar e acerte os temperos com sal e pimenta. Retorne o filé e acrescente o catupiry.

ARROZ DE COUVE FLOR (dá para umas 4 pessoas): 1 couve flor grande, 1 cebola roxa em brunoise, 2 dentes de alho espremidos, 1 alho poró em rodelas finas, sal, pimenta do reino preta, cheiro verde, azeite, sementes de gergelim(para enfeitar).

Triture no pulse do liquidificador ou processador a couve flor. Se processar demais vira um purê. O objetivo é uma espécie de farofa. Refogue no azeite a cebola, alho e alho poró. Acrescente a couve flor. Acerte temperos e acrescente o cheiro verde a gosto.

MONTAGEM DO PRATO: usando um molde coloque o arroz e salpique gergelim negro e choro de azeite. Coloque o strogonoff ao redor do arroz.

#receitamédica #comidadeverdade #lowcarb #drjoseneto #médiconacozinha #strogonoffdefilé #arrozdecouveflor

Postar um comentário