Title Image

Blog

PERNIL DE QUEIXADA ASSADA COM MOLHO DOURADO, CREME DE ALHO PORÓ E FAROFINHA DE BACON

Aproveitando o Dia de Reis, que simbolicamente representa o fim das comemorações natalinas, resolvi postar uma receita que preparei para receber meu irmão e minha cunhada nesse fim de ano.

HARMONIZAÇÃO: Marques de Toledo Crianza, Tempranillo, 2015. Aroma evidente de frutas como cereja e ameixa com fundo de pimenta negra e cogumelos. Médio corpo, acidez pronunciada. Ótimo custo benefício.

QUEIXADA (4 pessoas): pernil de 2 Kg. Pode-se usar pernil de porco também para essa receita.

MARINADA (para 48 horas): Suco de 1 laranja com zestes, 100 ml de vinho branco seco, 1 colher de sopa de gengibre e de açafrão da terra ralados, 1 cebola grande em rodelas, 1 cenoura em rodelas, 1 talo de salsão em rodelas, ervas (alecrim, louro, tomilho e sálvia), 4 dentes de alho, 3 colheres copa mostarda Dijon, sal e pimenta (qb). Virar a peça a cada 12horas e regar com a marinada. Manter na geladeira.

Assar em fogo baixo por cerca de 2h em fogo baixo. Pururucar a pele no fim com maçarico ou banha MUITO quente.

MOLHO DOURADO: Deglaçar o fundo da assadeira com 1 xícara de vinho branco seco. Coar. Acrescentar 1/2 xícara de creme de leite fresco e cozinhar até o ponto desejado. Acertar temperos.

CREME DE ALHO PORÓ: 1 alho poró grande fatiado, 2 cc sopa manteiga, 1 cc sopa azeite com alho, 250 ml de creme de leite.

Refogar o alho poró na manteiga até amolecer. Acrescentar o creme de leite. Cozinhar por 5 a 10 minutos e bater no liquidificador. Acertar temperos.

FAROFINHA DE BACON: corte 2 fatias de bacon em cubos pequenos. Refogue e reserve. Na gordura do bacon toste 4 colheres de sobremesa de farinha de linhaça e 4 de farinha de amêndoa. Retorne o bacon e ajuste os temperos.

MONTAGEM DO PRATO: disponha uma fatia do pernil, no canto oposto coloque o creme em leque com um pouco da farofa por cima e regue a carne com o molho.

Postar um comentário