Title Image

Blog

Peito de Pato ao Molho de Pêssego com Tucupi e Creme de Cogumelos

Harmonização com TerraNoble Syrah 2007

Temos paixão aqui em casa por magret de canard, o famoso peito de pato, e acabo fazendo ele com relativa frequência. Mantenho molhos congelados para facilitar minha vida (que foi o caso desse em questão). Os cogumelos combinaram super bem! Segue receita

PEITO DE PATO: Apare os excessos da gordura e use para fazer um aperitivo sob a forma de torresmos. Faça cortes diagonais na gordura sem atingir a carne. Tempere com sal e pimenta do moinho. Entre em um frigideira bem quente com o lado da gordura(NÃO É NECESSÁRIO COLOCAR GORDURA EXTRA). Vejo que está bom no olho( gordura bem tostada). Repita o procedimento do outro lado. Deixe descansar uns 5’antes de cortar para assentar os sucos da carne.

MOLHO DE PÊSSEGO COM TUCUPI (dá uns 200 ml de molho e eu congelo): 300 ml de tucupi, 300 ml de caldo de frango, 300 ml de vinho branco seco, 1 frasco de geléia de pêssego(uso a St.Dalfour que não agrega açúcar extra), 1 cc de sopa de cream cheese, sal e pimenta.

Reduza o tucupi, caldo de frango e vinho a metade. Acrescente a geléia. Deixe reduzir até começar a caramelizar. Acrescente o cream cheese e misture até homogeinizar. Acerte os temperos com sal e pimenta.

CREME DE COGUMELOS: 2 bandejas de cogumelos(usei 1 de shitake e 1 de Paris – podem variar), ½ cebola roxa em brunoise, 2 dentes de alho picados bem pequenos, 1 pimenta dedo de moça pequena(sem não gostar de picância tire as sementes), azeite de cogumelos(usei da Olitalia), 50 ml de vinho branco seco, 2 cc sopa de queijo catupiry, 1cc sopa de manteiga, cheiro verde, sal e pimenta.

Refogue a cebola e o alho no azeite e manteiga, acrescente os cogumelos partidos em lâminas(quando um dos tipos for mais bem mais firme do que o outro, coloque esse primeiro). Após refogado faça um deglacê com o vinho. Deixe reduzir e acrescente o catupiry(pode ser cream cheese – dá gosto e ajuda a engrossar). Ajuste sal, pimenta, choro de azeite de cogumelos e cheiro verde.

MONTAGEM DO PRATO: Corte o pato em fatias grossas, napeie o molho e sirva uma boa porção do creme. Pode usar um ramo de erva na decoração.

Postar um comentário