Title Image

Blog

MIOLO DO ACÉM COM MIX DE PIMENTÕES DEFUMADOS E FAROFA DE LOMBINHO COM AMEIXA E ALECRIM

Aproveitando o ensejo das festas de fim de ano, aproveitei para postar a receita de um prato que fiz no último fim de semana. Os acompanhamentos são grandes coringas para acompanhar carnes variadas.

Segue a receita para 2 pessoas com a harmonização que fiz no dia.

HARMONIZAÇÃO: La Linda Malbec, 2015. Ótimo custo benefício. Vermelho rubi, frutas vermelhas, violeta e um toque que lembra baunilha. Redondinho, fácil de beber, com corpo e potência suficientes para o prato.

MIOLO DO ACÉM: para quem tem preconceito com o acém, experimentem esse miolo. É simplesmente sensacional! Sabor, maciez e suculência. Sem segredo. Sal, pimenta e selar.

MIX DE PIMENTÕES DEFUMADOS: 1 pimentão vermelho, 1 amarelo, sal, pimenta e limão.

Queime os pimentões por completo direto na trempe do fogão. Depois que estiver todo escuro, retire e coloque em um saco plástico por 5 a 10 minutos. Retire a casca raspando com uma faca. Abra os pimentões e retire as sementes e as partes brancas. Corte os pimentões em tiras e tempere com sal, pimenta do moinho e coloque umas gotinhas de limão.

FAROFA DE OVOS COM LOMBINHO, DUO DE AMEIXA E ALECRIM: 1 cebola roxa em brunoise, 3 dentes de alho amassados, 1 pimenta dedo de moça fatiada(se quiser menos ardente retire as sementes), 50g de cada uma das 3 farinhas: amêndoa, coco e linhaça, 3 ovos mexidos na manteiga, 4 fatias de lombinho defumado em brunoise (pode usar bacon no lugar do lombinho), 2 ameixas frescas(pedaços sem o caroço), 4 ameixas pretas secas(pedaços sem o caroço), 1 ramo de alecrim desfolhado (cortar bem pequeno), 1 laranja Bahia com suas zestes, sal e pimenta.

Fritar o lombinho rapidamente na banha. Reservar. Refogar nessa mesma panela cebola, alho, pimenta. Acrescentar os ovos e misturar. Colocar as farinhas aos poucos e ir misturando. Finalizar com as ameixas e o alecrim. Colocar o caldo de ½ laranja Bahia e suas zestes. Misturar e temperar com sal e pimenta.

MONTAGEM DO PRATO: Coloque uma generosa porção de farofa, o mix de pimentões ao lado e a carne tombada sobre a farofa.

Postar um comentário