Title Image

Blog

Menu completo para amigos Low Carb (com exceção que vale a pena)

Recebemos (eu e minha amada Paula Matos) no dia 29/09/17 um grupo de amigos para um jantar na nossa casa. Tivemos a honra de contar com a presença ilustre do ícone da low carb no Brasil, o Dr. José Carlos Souto, da famosa nutricionista Djulye Marquato e da incrível Lilian Sá. Completaram o time Mariana Gerent, Janaina Baron e o casal Marcelo e Mariana Denaro.

A decoração ficou por conta da Paula com apoio da Claudia Correa, da Rhodes Eventos.

Queria muito fazer um jantar com lastro da comida mineira e contei com a ajuda técnica do chef Vinicius Curtts no desenho do cardápio, compra de alguns ingredientes e na montagem do mise en place. Valeu Vinicius !!!

Contei com o apoio de dois sous chefs de gabarito. Sente o drama nas fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

MENU COMPLETO:

1a. Entrada: ceviche de tucunaré, caju e dois limões com crisp de batata doce

2a. Entrada: salada morna de espinafre com vinagrete de toucinho

Prato Principal: contra filé serenado com chantilly de pequi e farofa de bacon com 3 farinhas low carb

Sobremesa: creme de doce de leite e queijo mineiro em 2 tempos (exceção que vale a pena)

Ao longo das próximas semanas disponibilizarei as receitas do menu oferecido com suas harmonizações. Hoje vai aí a primeira entrada.

 

CEVICHE DE TUCUNARÉ, CAJU E DOIS LIMÕES COM CRISP DE BATATA DOCE

 

ACOMPANHAMENTO: Lyrica Brut x Luis Porto Brut (espumante mineiro). Os dois se saíram muito bem. A acidez agradável fez toda a diferença.

CEVICHE DE TUCUNARÉ (8 pessoas): 800g de tucunaré(cubos), 1 cebola roxa grande (brunoise), 3 tomates pequenos maduros sem sementes(brunoise),3 cajus em brunoise,  ½  limão capeta, 1 limão siciliano, zestes de ambos limões, 1 cc de sopa de genegibre ralado,  sal, pimenta do reino branca, 1 pimenta de cheiro(picada), 1 pimenta dedo de moça ou murupi grande(picada), coentro, 2cc de sopa de mostarda em grãos, 4cc de sopa de azeite

Coloque em 1 bowl o tucunaré e esprema os limões, acrescente a cebola, tomate, gengibre, caju, pimentas de cheiro e murupi. Tempere com sal e pimenta do reino branca moída na hora. Finalize com azeite, sementes de mostarda, zestes dos limões e coentro picado a gosto. Misture bem e leve a geladeira para resfriar.

CRISP DE BATATA DOCE: 2 batatas doces médias, banha de porco, sal, pimenta do reino preta e páprica picante.

Descasque e corte as batatas em lâminas no seu maior eixo. Frite aos poucos em gordura. Retire o excesso com papel toalha. Tempere com sal, pimenta moída na hora e a páprica.

MONTAGEM DO PRATO: Em uma taça de Martini coloque o ceviche no meio e encaixe os crisps de batata ao redor.

Enjoy!!!!

Postar um comentário