Title Image

Blog

Menu completo para Amigos Low Carb (Com exceção merecida) – 3ª parte

Hoje é dia do esperado prato principal.

Segue o menu completo para relembrar a sequência.

MENU COMPLETO:

1a. Entrada: ceviche de tucunaré, caju e dois limões com crisp de batata doce

2a. Entrada: salada morna de espinafre com vinagrete de toucinho

Prato Principal: contra filé serenado com chantilly de pequi e farofa de bacon com 3 farinhas low carb

Sobremesa: creme de doce de leite e queijo mineiro em 2 tempos

 

Também contei com a sugestão do chef Vinicius Curtis nesse prato e fiz minhas alterações para torná-lo low carb.

Adoro arriscar na cozinha buscando pratos de alta gastronomia sem negar suas raízes; nesse caso, do norte de Minas Gerais.

Segue a receita completa abaixo e sua harmonização.

 

CONTRA FILÉ SERENADO COM CHANTILLY DE PEQUI E FAROFA DE BACON COM 3 FARINHAS LOW CARB

HARMONIZAÇÃO: Luis Porto Reserva, 2012 Cabernet Sauvignon. Cor vermelho violeta, aroma de frutas vermelhas, toque de balsâmico e especiarias. Potente sem ser agressivo no paladar. Boa persistência. Apesar de ser um bom vinho, acho caro pelo que oferece.

FAROFA DE BACON COM 3 FARINHAS LOW CARB (8 pessoas): 300g de bacon em cubos pequenos, 1 cebola roxa pequena em brunoise, 1 pimenta dedo de moça picada (tirar sementes se quiser menos picante), 2 dentes de alho em lâminas finas, 1 maça verde em cubos, 50g de amêndoas laminadas tostadas, suco de ½ laranja e suas zestes, 100g de farinha de linhaça, 100g de farinha de castanha, 100g de farinha de amêndoas, cheiro verde, sal e pimenta preta (qb).

Frite o bacon e reserve. Aproveite a gordura e refogue a cebola, o alho e a pimenta. Após isso vá acrescentando as farinhas aos poucos e deize dourar. Finalize com a maça, suco de laranja, amêndoas e cheiro verde. Não vá esquecer do bacon reservado! Acerte sal e pimenta.

CONTRA FILÉ SERENADO (8 pessoas): 1,5 Kg de contra filé serendo cortado em bifes largos, manteiga de garrafa

Frite os bifes na manteiga de garrafa de acordo com o ponto de preferência. Dica: experimente um pedaço da carne antes de fritar para ver se merece tirar um pouco do sal.

CHANTILLY DE PEQUI (8 pessoas): 1 frasco de creme de leite fresco, 2 colheres de sobremesa de óleo de pequi, pitada de sal e xilitol.

Bata o creme de leite com as pitadas de sal e xilitol em ponto de chantilly mole. Acrescente o óleo de pequi e continue batendo até dar a consistência de chantilly firme.

MONTAGEM DO PRATO: coloque a farofa no prato, ponha a carne em 90o com parte dela sobre a farofa e disponha uma generosa quantidade co chantilly sobre a carne.

 

Depois me contem se gostaram, ok?

COMENTÁRIOS
  • noemi spina
    17 de novembro de 2017

    uauuuu fiquei com agua na boca! tudo lindo! tudo com cara boa! decoração impecável. amei. faremos um “ctrl C /ctrl v” do seu cardápio. maravilhoso! gostaria de ver a foto da sobremesa… rsrs

    responder
  • carlos zeitoune
    5 de dezembro de 2017

    Sensacional! Já entrou na minha mira para um próximo jantar!

    responder
Postar um comentário