Title Image

Blog

MENU COMPLETO PARA AMIGOS LOW CARB (COM EXCEÇÃO MERECIDA) – 2a. ENTRADA

Em função de inúmeros compromissos pessoais, acabei atrasando a publicação da 2a. entrada do menu oferecido no dia 29/09/17.

Segue o menu completo para relembrar a sequência.

MENU COMPLETO:

1a. Entrada: ceviche de tucunaré, caju e dois limões com crisp de batata doce

2a. Entrada: salada morna de espinafre com vinagrete de toucinho

Prato Principal: contra filé serenado com chantilly de pequi e farofa de bacon com 3 farinhas low carb

Sobremesa: creme de doce de leite e queijo mineiro em 2 tempos

 

A sugestão dessa entrada foi do chef Vinicius Curtis e eu fiz algumas pequenas alterações para torná-la low carb.

Quem disse que salada precisa ser fria, insossa e sem graça ?

Apesar da demora segue a receita completa abaixo e sua harmonização.

 

SALADA MORNA DE ESPINAFRE COM VINAGRETE DE TOUCINHO

 

ACOMPANHAMENTO: Rubizzo Chianti, 2015. Rubi vivo, aroma de frutas vermelhas, toque de pimenta e algo mineral. Acidez marcante que harmonizou bem com o prato. Ótimo custo benefício!

 

VINAGRETE DE TOUCINHO (8 pessoas): 200g de toucinho em cubos pequenos, 3 cc de sopa de cebola amarela, 2 dentes de alho amassados, 100 ml de azeite, 90 ml de vinagre de vinho branco de boa qualidade, 3 cc rasas de sobremesa de xilitol, sal e pimenta do moinho a gosto.

Derreta o toucinho em fogo médio baixo. Retire da frigideira quando ficar crocante, escorra e reserva. Peneire a banha gerada e refogue nela a cebola e o alho. Após isso acrescente o vinagre, o azeite e o xilitol. Ajuste sal e pimenta.

SALADA MORNA DE ESPINAFRE (8 pessoas): 3 maços de espinafre americano desfolhados, 4 ovos cozidos em pequenos cubos, 2 bandejas de cogumelo de Paris em fatias finas, 3 cc de sopa de cebola roxa em brunoise, 75g de amêndoas em lascas tostadas, sal e pimenta do moinho a gosto.

Salteie os cogumelos e a cebola roxa até ficarem macios. Misture com ovos, cogumelos com a cebola, amêndoas e toucinhos reservados.

MONTAGEM: Coloque o espinafre no fundo. Acrescente o refogado. Regue com o vinagrete quente e sirva imediatadamente. Uma dica legal é enquanto esquenta o vinagrete, bata ele com um fouet para um visual mais bonito!

Em breve a receita do prato principal.

Postar um comentário