Title Image

Blog

Magret de Canard com Molho de Laranja e Gengibre, Fettuccine de Pupunha na Manteiga de Sálvia e Confit de Kinkan

Harmonização com um francês do Languedoc – Le Jour Et La Nuit 50, Carignan 2015. Abri sem muita expectativa, mas mostrou-se um vinho de bom custo-benefício.

MAGRET DE CANARD (o fantástico peito de pato): 1 por pessoa. Retirar os excessos da gordura e não faça a heresia de jogar no lixo. Use para fazer um aperitivo sob a forma de torresmos. Faça cortes diagonais na gordura sem atingir a carne. Tempere com sal e pimenta do moinho. Entre com ele em uma frigideira quente com o lado da gordura(NÃO É NECESSÁRIO COLOCAR GORDURA EXTRA). Vejo que está bom no olho( gordura bem tostada). Repita o procedimento do outro lado. Deixe descansar uns 5’antes de cortar para assentar os sucos da carne.

MOLHO DE LARANJA COM GENGIBRE: dá uns 200 ml de molho e eu congelo): 600 ml de caldo de frango, 300 ml de vinho branco seco, 1 frasco de geléia de laranja com gengibre (uso a St.Dalfour que não agrega açúcar extra), 1 cc de sopa de cream cheese, sal e pimenta.

Reduza os líquidos em 50%. Acrescente a geléia. Deixe reduzir até começar a caramelizar. Acrescente o cream cheese e misture até homogeinizar. Acerte os temperos com sal e pimenta.

FETTUCCINE DE PUPUNHA NA MANTEIGA DE SÁLVIA: 1 bandeja de pupunha fresco(vem habitualmente com um pedaço grande e 2 pequenos), 2 dentes de alho amassados, 1 bandeja de sálvia, 40g manteiga, 20ml azeite, parmesão,  sal e pimenta.

Faça o fettuccine(utensílio próprio ou corte com ajuda de mandolina e faca), cozinhe em água fervente com sal por 4 minutos. Reserve. Refoque o alho na manteiga com azeite e acrescente a pupunha. Finalize com sal, pimenta e a sálvia picada.

CONFIT DE KINKAN: 1 pacote de kinkan, sal, pimenta, ervas aromáticas(tomilho, alecrim, louro), 1 dente de alho, pimenta dedo de moça.

Corte as laranjas ao meio e tire o caroço. Cubra com azeite e coloque ervas, alho, pimenta e tempere. Leve ao forno em temperatura baixa e deixe apurar por cerca de 1 hora.

Quando criei esse confit, para não perder um monte de kinkans que havia ganhado, não imaginava que isso ficaria tão bom! Fácil e muito gostoso!!!

Olha o que perderam @jcsouto, @patyayres.insta, @terestumpfsouto e @marcelofdenaro… Quem sabe em setembro, né? Ai vai ter companhia da @djulye e já fica o convite também para a @lilian_sa.

Postar um comentário