Title Image

Blog

Suplementação: eu realmente preciso disso?

Fomentados pelo imaginário popular, nomes pomposos, vitaminas de A a Z e repletos de falsas promessas, os suplementos movimentam um mercado milionário vendendo a falsa ilusão de saúde.

Sempre alicerçado no paradigma evolutivo, se realmente  precisássemos de tantas cápsulas e pós para a  sobrevivência de nossa espécie, você não estaria lendo esse post.

Definitavamente nossos ancestrais não tomavam sua cápsula de omega 3 após o café da manhã, whey protein depois de pegar seu mamute diário e melatonina após entrar para na caverna para seu merecido repouso. Propositalmente citei justamente aqueles que teoricamente tem um dos melhores  perfis de segurança, mas certamente não deveriam estar sendo usados pela massa absurda de pessoas que tem trocado a melhora de uma base forte (alimentação, hidratação, atividade física, controle do stress e higiene do sono) por pílulas e pós mágicos.

Sou nefrologista e tem sido cada vez mais frequente receber pacientes com disfunção renal associada a uso dos mais variados tipos de suplementação, portanto, todo cuidado é necessário.

Dica do médico: preocupe-se primeiro com seu alicerce para depois querer mexer com o acabamento, avaliando sempre o custo x benefício de cada intervenção. Sempre faça a pergunta: eu realmente preciso disso ?

Postar um comentário