Title Image

Blog

Vitamina C e o aumento da imunidade.

Muitas pessoas ainda acreditam que essa vitamina seria capaz de transformar nossos glóbulos brancos em verdadeiros super heróis contra inimigos do organismo.

Essa ilusão criada no século passado com a hipótese defendida por Linus Pauling (vencedor de 2 prêmios Nobel, mas que entendia de medicina tanto quanto eu entendo de física quântica), que acreditava que doses maçicas seriam capazes de prevenir de resfriados a câncer, e que foi difundida fortemente pela mídia em horário nobre explica as prateleiras de farmácias abarrotadas de suplementos ( não só de vitamina C…).

Nenhum trabalho científico conseguiu mostrar benefício da dita cuja. Isso não significa que ela não sirva para nada. Inclusive, historicamente um protótipo de ensaio clínico aconteceu durante o período das navegações devido à cegueira dos tripulantes causada pelo escorbuto (falta de vitamina C).

A questão é… conseguimos a dose diária necessária, facilmente, através de comida de verdade (frutas frescas e vegetais folhosos são ótimas opções).

Dica do médico: guarde seu suado dinheirinho para outra coisa ao invés de  desviá-lo, na sua quase totalidade, para o vaso sanitário.

Postar um comentário