Title Image

Blog

Açúcar: Lobo em pele de cordeiro

Formado por uma molécula de glicose e outra de frutose, a sacarose, essa toxina, popularmente conhecida por açúcar, é a combinação demoníaca perfeita.

A capacidade de gerar um ciclo vicioso de hiperinsulinemia crônica, causado pelo excesso de glicose, com resistência insulínica potencializada pela frutose, são o combustível perfeito para a epidemia de síndrome metabólica que agrega um guarda-chuvas de doenças como obesidade, diabetes, pressão alta, esteatose hepática (gordura no fígado), gota, doenças renais e tantas outras.

Dulçor viciante e baixo custo escondidos sob nomes pomposos (mascavo, demerara, de coco, sacarose, mel) e com a falácia de serem saudáveis, são catalisadores de uma visão global míope de seus malefícios, tornando seu uso maciço e provocando um “envenenamento” lento, despretensioso, mas letal.

Como Yudkin tentou nos avisar ainda na década de 70: puro, branco e (lentamente) mortal. Lentidão que, a meu ver, só aumenta exponencialmente os riscos.

COMENTÁRIOS
  • fernando coelho
    27 de setembro de 2017

    Prezado dr. josé neto, muito importantes suas palavras a respeito do famigerado açúcar. apenas uma dúvida: o mel (de abelha, não o melado da cana) entra no rol de vilão? particularmente consumo bastante, e sempre ouvi dizer que era muito saudável. espero sanar essa dúvida. grande abraço!!

    responder
  • Anilda
    28 de setembro de 2017

    estudando muito sobre alimentação nos últimos 100 dias mudei miNHA vida e estou conseguindo mudar de minha filha adolescente. Fascinada pelo dr Souto fiquei encantada ao saber que tenho perto de mim na mINHA cidade, ALGUÉM que não tem medo de reconhecer que o que pensava estava errado e que mudou em si. Eu tenho intolerância ao glúten, descoberta RECENTEMENTE, e desde então começou minha luta por conhecimento. Não tenho sobrepeso, ao contrário sou magra, MAS a alimentação virou minha bandeira de saúde e qualidade de vida. OBRIGADA doutor por compartilhar suas experiências e seu conhecimento conosco.

    responder
  • Arilson
    29 de setembro de 2017

    Dr. josé neto, como fazer com o café? adoçante? e, parabéns pelo conteúdo do blog.

    responder
  • Gian
    30 de setembro de 2017

    bom dia!
    Faço a dieta low carb a um tempo, as vezes com algumas fugidas. E faço reposição de Cálcio, potássio e magnésio. Porém minha creatinina passou de uma média de 1,07 para entre 1, 36 e 1, 42. Pode ser por causa da proteína/gordura?

    responder
  • Charles Rodrigues
    3 de outubro de 2017

    dr. José neto, estou no estilo de vida low carb. gostaria de saber sua opinião para o consumo do adoçante eritritol e xilitol. Porque frenquentemente venho fazendo uso dos mesmos.
    desde já agradeço.

    responder
  • renata vargas soares de sá
    24 de outubro de 2017

    parabéns dr. jose neto, super bacana sua pagina, com certeza teremos muitas informações PRECIOSAS.
    grande abraço renata NUTRI

    responder
Postar um comentário