Title Image

Blog

Série: O mistério da dieta low carb: ela é perigosa? – Parte 10

10) Sistema Reprodutor

Muitos benefícios: perda de peso, melhora clínico laboratorial, bem estar… Será que essa dieta low carb impacta de alguma maneira a vida sexual e a capacidade reprodutiva?

Assim como a obesidade reduz a fertilidade, a magreza também dificulta a capacidade reprodutiva. É comum a amenorréia em atletas de ponta com baixo índice de massa corpórea (Adolesc Med. 2003 Feb;14(1):87-95).

Isso não tem nada a ver com o tipo de dieta. É uma resposta evolutiva do nosso organismo enxergando que essa mulher, por estar muito magra, teria dificuldades para manter uma gravidez.

E a vida sexual? Melhora?

Fácil imaginar que quando utilizada na sua melhor indicação, tratamento de síndrome metabólica, haverá uma melhora da saúde geral; incluindo-se a vida sexual. Em revisão sistemática recente ela mostrou-se eficaz na melhora da libido/potência e da fertilidade( Nutrients. 2017 Feb 27;9(3)) nesse grupo de pacientes.

Existe resistência insulínica diretamente no sistema reprodutor?

A síndrome dos ovários policísticos é o protótipo da síndrome metabólica no sistema reprodutor, sendo a metformin utilizada nesse cenário com alguma frequência.(Hum Reprod Update 2015 Sep 21(5). Alguma dúvida que low carb é um ótimo tratamento para casos assim? (Minerva Endocrinol 2016 Mar;41(1)).

Dica do médico: estar metabolicamente doente aumenta o risco cardiovascular, piora a qualidade de vida e mais do que dobra a chance de morte. E você acha que sua vida sexual estaria maravilhosa?

#lowcarbéperigosa? #MBE #PSBE #vidasexual #drjoseneto #lowcarb #LCHF

COMENTÁRIOS
  • Maria Regina Carvalho da Silva
    29 de setembro de 2017

    Sou diabetica, tenho 55 anos e iniciei a LC dia 29/8. Faço uso de metformina e glibenclamida, usando 3x ao dia. Fui a consulta com nutricionista nao é adepta da LC (o que fiquei sabendo posteriormente ). E sai do consultório desesperada por ela ter dito que meu organismo está “queimando” músculos e não gordura e que estou errada com essa alimentação. Por terem acontecido episódios de hipoglicemia diminui uma dosagem dos remédios antes conversei com a medica que estavam acontecendo esses episódios ao que ela me respondeu para comer de tres/três horas! Tenho tomado os remédios após o almoço e a noite apenas. Fui fazer exame admissional em jejum de 8 horas e para meu espanto minha glicemia em jejum estava 176! Tenho lido varios artigos seus e sobre a LC e entendi que a glicose baixaria visto que não há ingestão de carboidratos. Estou desesperada! O que pode estar acontecendo? Espero que sr. me responda esclarecendo esses pontos.
    Tomara que tenha um tempo para me dar atenção.

    responder
Postar um comentário